sábado, 26 de março de 2011

"Antes eu amava especialmente o seu cheiro. Ela ainda cheirava a frescor: de banho tomado, ou cheiro fresco de lavanda, ou de suor fresco, ou de quem foi amada há pouco. Às vezes usava perfume, não sei qual, e era mais leve do que todos os outros. Por baixo desses cheiros frescos existia ainda um outro, um cheiro pesado, escuro, acre. Frequentemente eu a farejava como um animal curioso, começando pelo pescoço e ombros, que cheiravam como se tivessem acabado de sair do banho, inspirando o cheiro fresco de suor entre os seus seios, misturado com o outro cheiro nas suas axilas, encontrando esse cheiro pesado e escuro quase puro na cintura e na barriga, e entre as pernas numa tonalidade de fruta que me excitava. Também bisbilhotava suas pernas e pés, as coxas, onde o cheiro pesado se perdia, os joelhos, mais uma vez cheirando levemente a suor fresco, e os pés com cheiro de sabonete, ou couro, ou cansaço. As costas e os braços não tinham nenhum perfume especial, não cheiravam a nada e no entanto cheiravam como ela, nas palmas das mãos  havia o perfume do dia e do trabalho: a tinta preta dos bilhetes, o metal do furador, cebola, ou peixe, ou carne assada, água com sabão ou o calor do ferro de passar. Quando lavadas, as mãos a princípio não demonstravam nada disso. Mas o sabão apenas cobria os cheiros e depois de certo tempo eles voltavam, fracos, combinados num único perfume de cotidiano e trabalho, no perfume do fim do dia e do trabalho, da noite, do retorno para casa e do conforto de estar nela."

O Leitor,
Bernhard Schlink

3 comentários:

Anselmo disse...

Meu cheiro é de cansaço e ansiedade.

Anselmo disse...

Aos vinte e três, em meio ao desespero, eu chegava perto do coma alcoólico, ingerindo litros de cerveja, fumando maços de cigarro e pitando um baseadinho vez ou outra.

Aos trinta e três, em meio ao desespero, como amêndoas e bebo leite desnatado, em quantidades bastante moderadas, fumo muitos maços de cigarro, e a coisa mais contraventora que eu uso em termos químicos é xarope de groselha sobre gelo moído.

Seria isso alguma precária forma de "amadurecimento"?

Anônimo disse...

É íncrível como perder dez minutos olhando o CV Lattes dos desafetos da pessoa podem jogá-la em um abismo de frustração.